quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O que nós já desconfiávamos....

Há algo de estranho na midia esportiva contra as contas em dia do São Paulo Futebol Clube…


Muito bem informado, o setorista da rádio Jovem Pan, Marcello Lima, diz hoje em seu blog que a diretoria do São Paulo “torceu” ontem pela eliminação do Brasil contra a Espanha no Mundial Sub-20, diante dos problemas médicos enfrentados pelo elenco.
Custo a acreditar na especulação, a não ser que a diretoria do São Paulo esteja realmente enxergando apenas um palmo além do nariz.
Com a classificação diante da Espanha -  e principalmente pelo  que estão jogando – o valor a que chegaram os passes de Casemiro, Bruno Uvini e Henrique somados atingiram algo próximo de 30 milhões de euros.
Com a passagem para as finais, esse valor vai subir consideravelmente.
E essa valorização é mais uma prova do acerto e do sucesso do CT- de Cotia, num momento em que essa Diretoria – mais do que criticada – vem sendo boicotada pela midia paulista.

Aliás, esse é um tema à parte.
Só posso imaginar que algo de muito grave deva ter ocorrido dentro do São Paulo Futebol Clube no trato com a imprensa esportiva .
Há um boicote generalizado – e que parece até mesmo orquestrado – contra o que se faz no Morumbi e a tônica é chamar a todos do São Paulo, ironicamente de “diferenciados”,  alegando soberba por parte de tudo e de todos do Morumbi.

Sinceramente, acredito que o São Paulo Futebol Clube passou a pagar este preço por ter conquistado uma Libertadores, um Mundial e três Brasileirões em seguida num espaço de apenas quatro anos. Explico:
Ao ver sua canção “Águas de Março” vencer uma pesquisa e ser eleita nos anos 80 para estrelar a primeira campanha mundial da Coca-Cola (concorrendo com Beatles&Cia. dentre milhares mundo afora!),  o gênio Tom Jobim sofreu enorme campanha contrária da “intelligentzia” tupiniquim, que passou a chamá-lo de “vendido”…
Que fique bem claro: ao invés de ser louvado, acredite, jovem, Tom Jobim, reverenciado mundialmente, foi duramente criticado no Brasil.  “Criança, não verás pais como este…”
Tom Jobim cunhou então a Máxima: “Fazer sucesso no Brasil é ofensa pessoal”;  e complementou: “No Brasil, quem se destaca imediatamente é taxado de corno, viado ou  ladrão”.

Seguindo a linha de pensamento do genial Maestro, que sofreu isso na pele, para os tricolores sobraram os epítetos de “bambi” e “arrogantes” após todas essas conquistas imperdoáveis.
Com as contas divulgadas e em dia (coisa rara no futebol), peitando corajosamente as máfias da CBF e da Federação Paulista, e lutando tenazmente pela criação de uma Liga Independente que seria a redenção dos clubes, eis o São Paulo sendo massacrado na midia esportiva…
Certa vez o genial Marco Aurélio Cunha levou números de penaltis marcados contra e a favor ao São Paulo nos últimos anos, em relação a Corinthians, Santos e Palmeiras: a diferença em alguns casos chegava a 10×1. Fruto do “amor” de nossas Federações pelo trabalho do São Paulo.

Números. Incontestáveis.

O tricolor do Morumbi se vê enxovalhado pela mesma midia esportiva que dá enorme abrigo e espaço aos amigos de Ricardo Teixeira, como o notório Andrés Sanches e o atual presidente do Santos, cujo maior feito até o momento foi dar calote na dívida do clube junto a bancos, prejudicando a vida do Avalista, que é o presidente anterior. Nem um jornalista se colocou na pele de Marcelo Teixeira, para ver o que é bom.
Como se não bastasse, esse presidente do Santos está deixando um rombo para os sucessores, pois – a exemplo de Corinthians e Palmeiras -vem antecipando e comprometendo as quotas de televisão de… 2012!
E qual foi o único clube paulista que não fez isso? Sim, o São Paulo Futebol Clube, superavitário.
Mas há um prêmio para a inadimplência: não contente em premiar esses homens com “chefias de delegação” da seleção brasileira cuja identidade solapou em vinte anos, Ricardo Teixeira presenteia com conquistas “via fax” os seus apoiadores. O Palmeiras chegou a receber digitalmente dois títulos  num mesmo ano d1 1968 (!) para seu currículo, embora o Campeonato Brasileiro só viesse a ser criado em 1971…
E os vigilantes jornalistas esportivos “investigativos”… Nada…Nem sequer uma palavra… (apenas honrosas exceções, diga-se).

Dentre outras coisas, o São Paulo é punido pela mida por fazer um espetacular trabalho de base.
O que esses jornalistas não apontam – por exemplo – é quantos craques o Palmeiras teria revelado nos últimos…digamos…vinte anos. E se falarmos no nível de Kaká, Lucas e Casemiro, o Corinthians entra na roda, pois não sai nada melhor que Dentinho por lá…
Enquanto isso o São Paulo mantém um Centro de Formação em Cotia que zela por “Homens” antes de “Jogadores”, dando até mesmo educação e formação no idioma inglês.
O que recebe da Midia em troca: vem pagando um altíssimo custo por esse trabalho bem feito.



Texto muito bom,apresentado na íntegra lá no Blog do Redator Bipolar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário